Por que tanta gente adora visitar Gramado e Canela? Motivos não faltam: além da hotelaria e da infraestrutura preparada para receber com excelência, a duas cidades encantam pelo jeito acolhedor e receptivo de sua gente, pelas delícias gastronômicas, pela arquitetura que bebe em fontes europeias, pelas calçadas que convidam a caminhar e observar tudo com calma. E isso sem citar as belezas naturais.

Os turistas brasileiros amam visitar a Serra gaúcha. Gramado tem sido eleita por vários anos seguidos como um dos três melhores destinos do Brasil. Os números comprovam a preferência: são milhões de turistas por ano. Quem ultrapassa o pórtico da cidade – a 115 km do aeroporto de Porto Alegre – e começa a andar pelas simpáticas ruas tem a impressão de que a viagem levou para bem mais longe. A tradição dos povos imigrantes – portugueses, alemães e italianos – é muito presente, especialmente na culinária e na arquitetura.
Gramado e Canela colecionam pontos turísticos. Numa visita a Gramado, comece pelo começo: a Avenida Borges de Medeiros. Ela é a principal via da cidade e concentra diversas atrações, como o Palácio dos Festivais, bastante conhecido por sediar um dos maiores eventos cinematográficos do País, o Festival de Cinema de Gramado. Muitos restaurantes e lojas – decoração, presentes, grifes de roupas, chocolates – e também algumas agências de turismo, que organizam passeios, encontram-se ali.

É nesta mesma avenida que se localiza a Igreja da Matriz São Pedro. Famosa pelas pedras basalto e pela torre de 46 metros, a igreja é, ao mesmo tempo, imponente e delicada. Por fora é bem especial e, de dia ou à noite, sempre vale muitos cliques. Mas não deixe de entrar: os vitrais no interior da edificação são um charme à parte. Ali perto está a Rua Coberta, charmosa e aconchegante, protegida por um telhado transparente. É um ponto de encontro em Gramado, pois reúne bares, restaurantes e cafés, alguns com música ao vivo.

Viva a natureza

A região mantém e dá luz aos seus patrimônios naturais: rios, matas de araucárias seculares, animais silvestres e quedas d’águas belíssimas estão entre as principais atrações e devem fazer parte do roteiro de todo visitante. O Lago Negro, em Gramado, tem ares românticos. É um lago de água verde-escura que reflete os pinheiros da floresta ao seu redor. O colorido se dá pela presença das hortênsias azuis no verão e das azaleias no inverno. Ideal para uma caminhada, para um passeio de bicicleta ou uma aventura açucarada nos pedalinhos. O parque também oferece trilhas em meio às árvores. Curiosidade especial: em nenhum ponto conseguimos observar o lago por inteiro, o que deixa a impressão de que ele é maior do que realmente é.

Inúmeras belezas, naturais ou construídas pelo homem, fazem de Gramado e Canela dois dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. A gastronomia é um dos grandes atrativos das duas belas cidades

Boa e farta mesa

Gramado e Canela, ao contrário do que pode parecer quando se trata de destino serrano, não dependem do frio. Há charme nas quatro estações do ano. O romantismo do outono com suas temperaturas amenas, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das hortênsias na primavera e a energia e luminosidade do verão fazem de Gramado e Canela cidades mágicas. Mas existe algo em comum em todas as estações: a gastronomia é sempre farta. Do café da manhã ao jantar. Quilinhos extras na bagagem? É bem provável.
Há opções para todos os gostos. Não deixe de provar uma sequência de fondue. Queijo, carne e chocolate. Daquelas delícias que fazem a gente querer
voltar mil vezes. Um almoço numa das galeterias famosas de Gramado também não pode ficar de fora: culinária típica italiana, com massas, galeto al primo canto e diversos acompanhamentos, como saladas e sobremesas tradicionais. E tudo acompanhado de um bom vinho. O Restaurante Casa DiPaolo está entre os mais recomendados e procurados.

Não faltam na Serra opções de cafés coloniais. É programa certo para a tarde. Uma variedade impressionante de queijos, embutidos, bolos, pães, geleias, doces, biscoitos, salgadinhos e outras maravilhas desfila à mesa. O café colonial Bela Vista é bem conhecido e tem mais de um endereço. Mas há outras casas também muito prestigiadas e que oferecem fartura com qualidade.

Em Canela, a natureza é a estrela do Parque do Caracol, onde está a maior e mais famosa queda d’água gaúcha: são 131 metros. Há um mirante para que os visitantes possam admirar toda essa beleza. Os mais corajosos – e bem-preparados fisicamente – podem descer a escadaria de 730 degraus e ver tudo ainda mais de perto. Importante: isso significa uma subida de, aproximadamente, 40 minutos. Mas vale todo o esforço!

Depois das calorias gastas para descer e subir, a dica é repor tudo no Castelinho, que foi uma das primeiras residências de Canela e hoje é um museu com móveis e utensílios antigos. Mas o destaque mesmo é o chá da tarde, acompanhado de um inesquecível apfelstrudel, considerado um dos melhores do Brasil. E aqui passamos para, quem sabe, uma das melhores partes da viagem: a comida.

Gramado é também conhecida como a “terra do chocolate”. O apelido faz jus à enorme e qualificada oferta de chocolate artesanal produzido na região e oferecido em lojas, lancherias e restaurantes. Crianças e adultos se encantam com o chocolate, disponível nas mais diversas apresentações e sabores. Degustar o chocolate artesanal é programa obrigatório. Diversas marcas consagradas nacionalmente têm lojas nas duas cidades: Caracol, Lugano, Florybal, Prawer e Planalto.

Diversão em família

Gramado oferece um programa de família lindo e cheio de significado: o Mini Mundo, museu-parque que reúne, ao ar livre, réplicas em miniatura de construções emblemáticas de todo o mundo. A história desse lugar reflete os sonhos da família Höppner, que há muitos anos construiu para suas próprias crianças uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao seu hotel. Tempos depois, a família resolveu abrir as portas do local para o público e o Mini Mundo se tornou uma das atrações mais bonitas da cidade.

Outro passeio ótimo para quem tem crianças é curtir um dia no Alpen Park. Nesta grande área verde de Canela há diversas atividades, como tirolesa, escalada, arvorismo, descida da montanha a bordo de trenó, montanha-russa, passeio de quadriciclo e muito mais. Um parque cheio de emoção!
Já o Parque Terra Mágica Florybal reúne atrações para crianças pequenas, como réplicas de dinossauros, playground, tobogãs, cinema, simulador de montanha-russa, mina e cascata de chocolate, além de restaurante temático.

E há programas que atraem visitantes de todas as idades, como o Gramado Zoo, que apresenta animais típicos da fauna brasileira em um ambiente bonito e agradável, com excelente infraestrutura.

Os parques de diversões atraem visitantes o ano inteiro. Muitos interagem com a natureza exuberante da região, oferecendo belos passeios e vistas

Para turistas curiosos

A Serra gaúcha, especialmente Gramado, concentra diversos museus com temáticas peculiares. Um deles é o Museu de Cera Dreamland. Inspirado pelos museus Madame Tussaud, possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens famosos do Brasil e do exterior. Renderá, no mínimo, boas e divertidas fotos!O Harley Moto Show, como o nome já adianta, aborda o universo das motocicletas Harley-Davidson e funciona também como bar. É pedida certa para quem quer admirar motos potentes de perto. Para os que apreciam carros, o Hollywood Dream Cars pode ser o passeio ideal. O museu tem uma coleção de automóveis antigos em ótimo estado. Já o Super Carros reúne o que há de mais moderno nessa área. Além de ver de perto, é possível dirigir carros como Lamborghini, Ferrari, Porsche e outros.

Experiência rústica

A Monã, sob comando de Daniel Castelli, é uma experiência em meio à natureza. Funciona como centro de estudos ambientais e oferece almoço nos finais de semana, preparado lentamente na brasa da parilla ou no fogão a lenha. Boa parte dos ingredientes é produzida lá mesmo, como a carne de cordeiro e a linguiça, assim como o milho da polenta cremosa, os pães e os ovos. A boa música é outro atrativo do local. É importante fazer reserva. Fica na Rodovia Arnaldo Oppitz – Linha São João – Canela.

Deixe uma resposta