Atualização 27/07/2020:

Este post foi publicado originalmente no da 16/06/2020.
No dia 13/07/2020 a região da Serra Gaúcha voltou a adotar a Bandeira Vermelha do Distanciamento controlado do estado do RS, a previsão é de permanência na Bandeira vermelha pelo menos até o dia 02/08/2020.

Pratique o Turismo Responsável

Nós, assim como você, amamos viajar, conhecer novos lugares e viver novas experiências. Viajar faz bem, mas é muito importante que neste momento de pandemia todos estejamos dispostos a proteger uns aos outros. E é por isso que a Rede Laghetto apoia o Turismo Responsável. Use máscara, lave as mãos, mantenha o distanciamento. Contamos com a sua colaboração! Juntos podemos vencer o vírus!

A região da Serra Gaúcha passou a adotar a Bandeira Vermelha, dentro do modelo de distanciamento controlado do estado do Rio Grande do Sul.

Com esta mudança alguns estabelecimentos passam permanecer fechados ou com restrição em sua operação. Hotéis por exemplo podem operar com apenas 40% das suas capacidades.

Mas nem tudo estará fechado durante este período. Separamos aqui algumas sugestões para você visitar em Gramado e Canela com toda segurança.


AV. Borges de Medeiros

Mesmo com estabelecimentos comerciais fechados a AV. Borges de Medeiros é um ótimo lugar para passear e tirar belas fotos. Muitos moradores e turistas estão aproveitando o pouco tráfego de carros para passear calmamente pelo centro aproveitando a bela paisagem.


Rua Torta

Um ponto turístico querido dos visitantes. Para quem estiver passeando pelo centro também vale passar pela Rua Torta e aproveitar a ausência de caros para tirar belas fotos.


Lago Negro

Com um espaço amplo e com grandes gramados em meio as árvores, o Lago Negro continua sendo um lugar muito atrativo para se visitar. Os tradicionais pedalinhos estão fechados, mas vale a pena caminhar e curtir a paisagem e a tranquilidade da região.


Lago Joaquina R. Bier

Localizado bem na entrada da cidade e famoso pelos espetáculos do Natal Luz o Lago Joaquina R. Bier também é uma ótima opção para uma caminhada ou até mesmo um piquenique.


Interior de Gramado e Canela

O comércio e os parques estão fechados, mas não há motivos para não aproveitar as belezas naturais. Gramado também tem muitas belezas ocultas. Se você está de carro pela cidade, vale a pena dar uma olhada nos mapas e tentar desbravar locais diferentes no interior do município como Linha Bonita, Linha Nova, Linha 28 entre outras. Certamente encontrará muitas belas paisagens pelo caminho.


Rotas de Bike pelo interior de Gramado

A bike tornou-se uma ótima opção para os que visitam a Serra durante a bandeira vermelha. Podendo ser praticado sozinho ou em pequenos grupos, o esporte permite o distanciamento social necessário neste momento, e ao mesmo tempo permite a contemplação de belas paisagens naturais da Serra.

Temos um post aqui no blog que fala exclusivamente sobre as opções de cicloturismo que você encontra por aqui: Serra Gaúcha de Bike: 5 roteiros imperdíveis de cicloturismo.


Conheça os morros da Serra Gaúcha

Em tempos de distanciamento social, fugir da agitação dos grandes centros e dos pontos turísticos mais visitados pode ser uma ótima ideia.

Pensando nisso criamos um outro post aqui no blog onde listamos 6 lugares (6 montes, morros ou picos) incríveis e pouco visitados na Serra Gaúcha. Alguns destes são mais fáceis de encontrar e subir, já outros são mais indicados para os que gostam de aventura e exercício físico. Leia o post: Serra Gaúcha do Alto: 6 lugares para fugir da civilização


Entenda como funciona o Distanciamento controlado no RS

Como forma de combate a disseminação do novo Coronavírus, o estado do Rio Grande do Sul criou a Matriz de Distanciamento Controlado, um conjunto de regras que leva em consideração diversos aspectos sanitários e econômicos de cada região do estado.

Ao todo o estado foi dividido em 20 sub-regiões, um dos critérios adotados para a definição das regiões foi a disponibilidade de leitos em hospitais para atenderem aos moradores das cidades da região.

Gramado e Canela fazem parte da Região de Caxias do Sul (R23, R24, R25, R26), apesar de os números de novos casos nas cidades serem considerados baixos, a bandeira vermelha, adotada pelo estado, leva em consideração o desempenho da região como um todo. A região de Caxias do Sul abrange 49 municípios do nordeste do estado.

A previsão é de que a região permaneça na bandeira vermelha pelo menos até o próximo dia 02/08/2020. Caso haja uma diminuição do número de casos e leitos ocupados, a região poderá em fim retornar para a bandeira laranja.

Deixe uma resposta