A Serra Gaúcha é um lugar encantador por diversos motivos, seja pelas belezas naturais ou pelas suas belas lojas, restaurantes e parques. As cidades serranas juntas recebem anualmente mais de 4 milhões de visitantes.

Mas não é só de parques e restaurantes que a Serra Gaúcha é feita, aqui você encontra também os mais interessantes e belos museus e espaços culturais do RS e do Brasil.

Para quem procura um roteiro cheio de diversidade cultural, história e ciência separamos para você 8 museus e espaços culturais em 8 cidades da Serra Gaúcha que você precisa conhecer.

Atenção Covid-19:

Devido ao atual cenário criado pela pandemia do Covid-19, os protocolos e decretos municipais e estadual podem impedir o funcionamento de algumas atrações ou estabelecer regras específicas para a visitação. Recomendamos que entre em contato com o espaço antes de visitar, para confirmar horários de funcionamento e regras para a visita.

1 – Templo Budista – Três Coroas

Nossa viagem começa em Três Coroas, cidade vizinha de Gramado, onde vamos conhecer um espaço incrível dedicado a cultura tibetana. O Templo Budista, conhecido também como Khadro Ling.

O templo foi fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, e acabou se tornando um ponto turístico da cidade pelas belas construções tibetanas que abriga – estátuas, rodas de oração, bandeiras e as vibrantes cores e detalhes das construções encantam turistas de qualquer religião. Diz-se que, quando Chagdud Rinpoche idealizou o templo, ele não tinha a intenção explícita de criar uma atração turística. No entanto, sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas.

Mais informações: https://www.templobudista.org/

Livraria Miragem – São Francisco de Paula

Saindo de Três Coroas vamos para São Francisco de Paula (não, não vamos para Gramado ainda).

Para quem ama livros e vem à Serra Gaúcha não pode deixar de conhecer a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula (São Chico para os mais íntimos). A cidade fica a 36 Km de Canela. A pequena cidade esconde alguns tesouros e merece ser visitada em uma estadia estendida por Gramado e Canela.
Entre estes tesouros está a Livraria Miragem. E por que é tão legal? Bom, o lugar é simplesmente lindo. Há muitos livros e objetos decorativos. Tudo chama a atenção, é uma verdadeira viagem pelo tempo.

Mais informações: https://www.facebook.com/MiragemLivrariaByCesar/

Mundo a Vapor – Canela

O Mundo a Vapor é um das atrações mais visitadas por quem visita Gramado e Canela. O parque fica entre as duas cidades e reconta toda a história das máquinas a vapor através de réplicas em miniaturas, mas que funcionam como se fossem originais. 

A história do Mundo a Vapor começou muito antes da abertura do parque. Começou com Omar Urbani na oficina de casa, aos 16 anos, construindo sua primeira locomotiva sozinho. Mas foi na década de 1950 que ele começou a pensar sobre o projeto e trabalhar nele, junto com seu irmnao Benito, fazendo as primeiras réplicas em miniaturas com sobras de materiais usados na oficina onde trabalhava com seu pai. 

Foi em 1991 que o Mundo a Vapor finalmente abriu as portas com todas as miniaturas funcionando a pleno vapor. As proporções das miniaturas são exatas e funcionam da mesma forma que as originais. 

Mais informações: https://www.mundoavapor.com.br/

Geo Museu Gramado – Gramado

A poucos metros dali chegamos a Gramado e nossa dica agora é para os amantes da história natural e da geologia.

O Geo Museu, localizado na avenida das Hortênsias, próximo à divisa com a cidade de Canela, reúne mais de 600 pedras preciosas em um amplo prédio de três mil metros quadrados. No local, o visitante encontra pedras como ágatas, ametistas, citrinos, turmalinas e opalas, entre outras gemas brasileiras e de outros países, além de exemplares de fósseis.

Pedras do mundo inteiro
Pedras do mundo inteiro fazem parte do acervo do museu. Além de exemplares obtidos em estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, o espaço conta com pedras vindas da Índia, Uruguai, Paquistão e Indonésia, dentre outros.

Entre as mais fotografadas está um geodo de quartzo ametista procedente do Uruguai, com quatro metros de altura e mais de seis toneladas de peso. O exemplar é oriundo dos grandes derrames vulcânicos que originaram a Formação Serra Geral, desencadeados pela separação da América do Sul da África, há cerca de 130 milhões de anos atrás. Esta ametista se destaca pela cor púrpura intensa e reúne todas as características de valor que os colecionadores apreciam.

Dica:

Para quem gosta de joias e bijuterias o Geo Museu é o lugar certo, no museu você também encontra uma loja especializada.
Loja de joias e bijuterias do Geo Museu em Gramado

Mais informações: https://www.geomuseu.com.br/

Parque do Imigrante – Nova Petrópolis

Nosso roteiro continua em Nova Petrópolis, também vizinha de Gramado, uma cidade tipicamente alemã e que até hoje preserva fortemente a cultura do país, trazida pelos primeiros imigrantes que se instalaram por ali.

O Parque Aldeia do Imigrante é reconhecido como atrativo turístico de maior destaque do município de Nova Petrópolis, pois além de preservar o patrimônio cultural, o patrimônio natural também é preservado.

O parque está inserido em uma área de aproximadamente dez hectares no centro da cidade e atualmente conta com uma completa infraestrutura para atender com excelência todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica até as construções enxaimel tradicionais da época.

Mais informações: https://www.aldeiadoimigrante.com.br/

Parque Histórico Jorge Kuhn – Picada Café

Ainda mergulhando na história da imigração alemã na Serra Gaúcha vamos para a pequena cidade de Picada Café, vizinha de Nova Petrópolis.

O Parque Histórico Jorge Kuhn pode ser visitado diariamente, inclusive nos finais de semana, principalmente para aquele chimarrão de final de tarde. Conta também com o Museu do Açougue, Cafeteria, Armazém e Telecentro, que integram o Núcleo Histórico do Parque.

Mas para queles que querem conhecer a fundo a história do local, o ideal é agendar uma visita guiada.

Contato
Telefone: 54 3285-2161
E-mail: turismo@picadacafe.rs.gov.br

Castelo La Cave – Caxias do Sul

Seguimos nosso roteiro em direção a Bento Gonçalves, mas antes vamos dar uma parada na cidade de Caxias do Sul para conhecer um verdadeiro Castelo Medieval.

O Château La cave foi idealizado pelo enólogo uruguaio Juan Carrau, inspirado em um castelo medieval espanhol do século XI. Seu objetivo ali era de construir uma vinícola. A construção do castelo começou em 1968 e a obra durou 10 anos.

Na visita guiada é contada a história da construção e funcionamento do castelo, e são mostrados os locais onde eram elaborados os vinhos.

O espaço tem restaurante e ambientes para eventos. Um almoço típico italiano é servido de terça a domingo e aos finais de semana existem jantares temáticos: Jantar da corte, Jantar dos Nobres, Jantar Mediterrâneo, são apenas alguns dos exemplos.

Mais informações: https://www.lacave.com.br/

Vinícola Salton – Bento Gonçalves

Nossa última parada é na capital nacional do vinho, Bento Gonçalves, terra de uma das maiores vinícolas do país, a Vinícola Salton.

A visita à Vinícola Salton é um dos programas imperdíveis em Bento Gonçalves (RS) na serra gaúcha. Considerada uma das maiores produtoras de espumantes e vinhos do Brasil, a Salton tem mais de 100 anos de história (fundada em 1910) e até hoje segue sendo uma vinícola familiar fundada por imigrantes italianos. Está situada no Vale do Rio das Antas, uma das rotas turísticas de Bento Gonçalves.

A Salton oferece visitas guiadas em diferentes estilos:
– a guiada básica (com o roteiro tradicional e com custo por volta de R$ 30 com bônus de R$ 10 para gastar na loja).
– e a visita Tour ou Cave da Evolução (inaugurada em 2014).

Aviso: Por tratar-se de um passeio com degustação de bebidas alcoólicas não leve as crianças.

😉

Mais informações: https://www.salton.com.br/

Para visitar todos estes lugares de carro você vai levar cerca de 4h e 30min, por isso é bom visita-los em mais de um dia. Conte com os Hotéis Laghetto nas cidades de Canela, Gramado e Bento Gonçalves para descançar após cada passeio.

Aproveite o nosso cupom de desconto especial para você que leu este post até o fim!


E aí gostou do nosso roteiro “Cult”?
Lembrou de algum lugar legal que a gente não citou?
Quer ver mais posts como este aqui no Blog?
Então deixe seu comentário e diga o que achou!

Deixe uma resposta