Em tempos de distanciamento social, fugir da agitação dos grandes centros e dos pontos turísticos mais visitados pode ser uma ótima ideia. Além de conhecer um lugar novo, a experiência de explorar o desconhecido e o contato com a natureza podem ser revigorantes.

Pensando nisso separamos aqui 6 lugares (6 montes, morros ou picos) incríveis e pouco visitados na Serra Gaúcha. Alguns destes são mais fáceis de encontrar e subir, já outros são mais indicados para os que gostam de aventura e exercício físico. Seja qual for o seu perfil, uma coisa nós garantimos: Em todos eles você encontrará uma vista espetacular.

Aviso Covid-19

Devido ao cenário atual causado pela pandemia do Covid-19 alguns destes lugares poderão estar com acesso restrito, fechado ou com regras específicas para proteger os visitantes.
Antes de visitar verifique se o local está apto a receber visitantes. Acima de tudo, previna-se.

Morro Alto da Pedra – Igrejinha

Um lugar pouco visitado por turistas mas muito conhecido pelos moradores locais, o Morro Alto da Pedra (também conhecido como Morro Alto ou Morro da Asa delta), fica em Igrejinha, cidade vizinha e próxima à Gramado.

Do alto do morro é possível ter uma vista panorâmica da cadeia de montanhas que compõe a serra. Lá de cima é possível ver a pequena cidade de Igrejinha e o também conhecido Morro da Cruz, que como o próprio nome diz tem uma cruz em seu topo.

Os fãs de voo livre também podem encontrar aqui um bom ponto de decolagem, o local também é conhecido pelas suas ótimas condições de voo.

Ninho das Águias

Um lugar de fácil acesso e muito conhecido dos moradores das cidades de Nova Petrópolis, Gramado e região. O pico possui uma vista panorâmica onde é possível ver (com boas condições climáticas) até mesmo as cidades mais distantes dali, como Caxias do Sul por exemplo.

No verão é comum a realização de eventos como cinema ao ar livre, chimarrada e até shows.

Esse também é outro ponto da Serra Gaúcha que é muito procurado para o voo livre.

Morro Agudo – Gramado

Este é uma verdadeira aventura, indicado para os amantes de treckking. Um lugar lindo e desconhecido até mesmo por alguns gramadenses, o Morro Agudo é um destes lugares ainda pouco explorado na Serra Gaúcha.

De todos os lugares desta lista, este talvez seja o de mais difícil acesso, mas a recompensa para os que topam o desafio de subi-lo é generosa, uma belíssima vista panorâmica para a região da Serra Grande (Zona Rural de Gramado).

Então prepare a mochila com bastante água, lanches e carregue a bateria da câmera, esta aventura vai ser incrível.

Pedra do Silêncio

Mais uma dica para os aventureiros. Assim como o Morro Agudo, este também é um lugar indicado para os que estão dispostos a superar alguns minutos de caminhada (em alguns pontos até escalada) para chegar até o topo e poder desfrutar sozinho de toda a beleza de sua vista(de quase 360 graus).

Não se sabe ao certo a origem do nome Pedra do Silêncio (talvez seja mesmo pelo silêncio que encontramos lá em cima). O local também é conhecido como Morro Mallakoff.

Como prêmio aos que concluem sua subida, uma foto a beira do paredão de mais de 100 metros de altura com a linda cadeia de montanhas ao fundo e o Rio Caí correndo bem lá em baixo.

Morro do Vento

Um lugar também pouco conhecido pelos turistas de fora da Serra Gaúcha é o Morro do Vento, localizado na pequena cidadezinha de Picada Café (vizinha de Nova Petrópolis). O local é de fácil acesso e possui até mesmo um pequeno restaurante que oferece um belo café da manhã. Indicado para um passeio de domingo com a família.

Morro do Dedão

Todos sabemos que Canela é cheia de belezas naturais, desde os pontos turísticos mais conhecidos como a Cascata do Caracol e o Parque da Ferradura até este lindo lugar não tão conhecido.

O Morro do Dedão (Também conhecido como Morro pelado) é talvez a mais bela vista panorâmica de Canela. Mesmo assim ele é visitado na maior parte das vezes apenas por moradores locais.

É possível subir de carro, quadriciclo, moto, bike ou até mesmo a pé. A subida é ingrime e um pouco tortuosa, não indicado para carros pequenos.

E então, o que achou da nossa seleção de lugares para fugir um pouco da civilização?
Sabe de mais algum que esquecemos de colocar nessa lista?
Deixe um comentário pra gente e compartilhe esse post com um amigo para que ele também descubra esses lugares incríveis!

Deixe uma resposta